[Música] - Paul McCartney tem chance de retomar o controle das músicas dos Beatles































Após perder duas oportunidades de obter o controle sobre as composições, em que ele é co-autor - uma vez em 1969, quando ele e John Lennon foram derrotados e mais tarde, nos anos 80, por Michael Jackson, numa jogada desonesta do Rei do Pop - Desta vez Paul McCartney Não está se arriscando.

Começando pelos pequenos detalhes. Nos Estados Unidos, os autores têm permissão para recuperar direitos autorais que foram anteriormente atribuído a outras partes, como uma editora de música, isso depois de 56 anos. Por isso, McCartney está extremamente entusiasmado para recuperar seus direitos autorais de "Love Me Do" e "P.S. I Love You", pois essas músicas fazem 56 anos em outubro de 2018.

Apesar do devido cuidado, McCartney é compreensivelmente ainda mais cauteloso dado o seu histórico de falhas nessa área em particular. O gênio do rock chegou a entrar com um processo, no passado, contra a Sony / ATV - a maior editora de música do mundo, que controla grande parte do cancioneiro de Lennon / McCartney - se baseando basicamente em uma conversa, compartilhada em documentos judiciais, entre o advogado de Billy Joel e o presidente e CEO da  Sony / ATV Martin Bandier. A conversa dava indícios de que as reivindicações de McCartney, que deveriam ser protegidas pela lei norte-americana, podem não funcionar tão bem quanto ele esperava.
































O bate-papo se concentrou em um caso judicial recente em que a Sony / ATV impediu os membros de Duran Duran de recuperar o controle de hits dos anos 80, apesar de terem apresentado notificações como McCartney. A discussão alarmou McCartney o suficiente para que ele fizesse uma ação contra o gigante da editora, para garantir que ele não usasse a mesma estratégia legal contra ele no próximo ano. A empresa pediu calma.

Tanto em um histórico de e-mails antes de McCartney ter iniciado o processo, quanto e em documentos judiciais subsequentes, Sony / ATV manteve que não pretende contestar as notificações arquivadas de McCartney para recuperar os direitos de suas composições nos Beatles. Bandier enviou um e-mail ao advogado de McCartney dizendo que "os avisos de rescisão previamente notificados ... constituem um exercício eficaz ... e entrarão em vigor nas datas indicadas nos avisos"A Sony / ATV também escreveu em um memorando na segunda-feira (13 de março) que nunca declarou que pretende fazer uma reivindicação semelhante à do caso Duran Duran.

Aqui está o problema: O propósito da representação da Sony / ATV no dia 13 de março foi alegar que a ação de McCartney é prematura - ou "imatura" - desde o caso Duran Duran no U.K. em curso (atualmente está aguardando recurso). Por conta disso, o editor quer ter a ação de McCartney contra a empresa seja extinta sem julgamento (o que permite que McCartney traga o seu caso novamente). Ela está procurando uma forma de descartar o caso de McCartney até que o caso Duran Duran esteja terminado. Isso é um mal sinal, que McCartney e seus advogados pegaram, claramente.

A Sony / ATV sustenta que está apenas se protegendo, ao não assinar direitos ainda não vigentes. Direitos que poderia, ostensivamente, usar para desafiar os pedidos de rescisão de McCartney no Reino Unido que, novamente, diz que não planeja fazer.

McCartney, sabiamente, dado o seu histórico de falhas com os direitos autorais, não está esperando descobrir se a Sony / ATV é tão benevolente quanto afirma.

Fonte: NPR Music






Obs.:  Todo o conteúdo disponibilizado neste blog é gratuito e legal, os links direcionam para site de desenvolvedores que disponibilizam legalmente o próprio produto. 
Caso saiba de mais informações em que possa contribuir para a melhoria do post ou tenha encontrado algum erro, sugestões de novos temas, dúvidas, críticas (construtivas), entre em contato conosco através do e-mail: alemdopedalboard.contato@gmail.com. Curta a nossa página no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário