[Tutorial] - Como utilizar um teclado arranjador da Yamaha como teclado controlador


















A partir dos modelos  PSR e233 e PSR e333, os teclado Yamaha começaram a vir equipado com USB-TO-HOST, que possui conexão USB  que substitui as conexões MIDI. Com isso é possível utilizá-lo como teclado controlador através de um cabo USB A/B, que também é usado em impressoras.  A maior vantagem é o preço, um cabo USB de boa qualidade é mais barato e mais fácil de achar que um cabo MIDI. 

Talvez alguém se pergunte: "Por que eu usaria um teclado, que já possui sons de instrumentos, como um teclado para controlar o som que vem do computador?".  A resposta é bem ampla. A melhor é que o som pode ser mil vezes melhor que o do seu teclado e você poderá se apresentar e gravar com sons de qualidade profissional.  Além disso você pode escolher quais instrumentos você vai ter. Por exemplo o Yamaha PSR e333 possui 497 voices (sons de instrumentos), mas quantos deles você realmente vai utilizar? Com um teclado controlador você começa do zero, mas ir gradativamente escolhendo qual tipo de som deseja, a qualidade de sample ou da simulação de modelagem física. Se vai fazer um set up para soul, certamente será o oposto de um set para música eletrônica, se quer tocar rock clássico não será o mesmo de música pop. 






























Por esses motivos traremos aqui um tutorial tirando o melhor uso para esse recurso, de forma direta e visando o alcançar o básico, sem perda de tempo. Para quem quer se aprofundar mais recomendo uma leitura do manual do VST Host, que vem junto com o programa e possui um índice fácil de consultar.

Vamos começar o passo a passo para a instalação e uso do teclado arranjador como controlador:

PASSO 1: Coloque a fonte, mantendo o teclado desligado, 
PASSO 2: Se o teclado estiver desligado, conecte o cabo USB no computador e no teclado.
PASSO 3: Ligue o teclado. 
PASSO 4: Instale o driver da Yamaha ou se não tiver baixe no site da Yamaha aqui, só digitar o nome do modelo do teclado, aparecerá na tela alguns resultados, clique no nome do modelo onde está escrito "Pianos e Teclados - Teclados Digitais" e instalar.
PASSO 5: Baixe o Asio aqui e instale para não ter problemas com latência.
PASSO 6: Baixe o programa VST Host aqui.
PASSO 7: Configure o VST Host: Devices>MIDI>MIDI Input Devices>"Ok".


PASSO 8: Configure áudio: Devices>Wave>Select Wave Devices. Em Output Port selecione "ASIO4ALL v2" e clique "OK".














PASSO 9: Pressione a ferramenta em forma de teclado, através dela aparecerá na tela o teclado que está no desenho. Esse teclado pode ser acionado pelo mouse, teclado do computador e teclado controlador. Não é essencial para utilizar o teclado controlador, mas é interessante deixa-lo acionado para saber que a comunicação MIDI está funcionando.

















PASSO 10: Feche o VST Host e abra novamente, após alguns segundos pressione as teclas do teclado Yamaha. Se as teclas brancas ficarem com as pontas pretas, na tela do VST Host, a comunicação está funcionando. Caso contrário verifique as etapas anteriores.




















PASSO 11: Baixe um instrumento virtual. No site tem vários exemplos, acesse a sessão VST plug in aqui. Ao baixar descompacte em uma pasta fácil de achar.

PASSO 12: No programa VST Host acesse: file>New PluIn... Direcione até a pasta em que foi salva o VSTi, todos os outros instrumentos virtuais e efeitos deverão estar lá para facilitar o seu uso.


























PASSO 13: É hora de rodar o programa. Se ele não estiver rodando, clique na ferramenta em destaque ao lado do losango cinza.

PASSO 14: Agora você pode colocar quantos instrumentos quiser e se por exemplo estiver tocando um órgão Hammond e em outra música for tocar um piano, é possível trocar de "instrumento" rápido. Basta salvar o(s) instrumento(s) em "performance", coloque um nome que fará você lembrar do conteúdo e salve.



PASSO 15: Para carregar a "performance", quer dizer o set com instrumento(s) e efeito(s), basta clicar em load... da imagem acima, ou abrir como a imagem abaixo e clicar na performance desejada.


Se você se perdeu em algum passo, verifique onde está errando. Se persistir o problema tire print do VST Host e envie no endereço abaixo na nossa mensagem padrão ou poste um comentário. Um abraço. 


Fonte: VST HostYamaha











Obs.:  Todo o conteúdo disponibilizado neste blog é gratuito e legal, os links direcionam para site de desenvolvedores que disponibilizam legalmente o próprio produto. 
Caso saiba de mais informações em que possa contribuir para a melhoria do post ou tenha encontrado algum erro, sugestões de novos temas, dúvidas, críticas (construtivas), entre em contato conosco através do e-mail: alemdopedalboard.contato@gmail.com. Curta a nossa página no facebook.

5 comentários:

  1. Já uso a muito tempo a DAW Mulab Free com o teclado Yamaha PSR E353. É necessário instalar drive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas pelo atraso. Na página 44 do manual do PSR E333 é dito que a instalação do drive é feita automaticamente, indicando a necessidade da instalação do drive para conexão com o computador. No caso do PSR E353, peço que verifique se no manual há alguma diferença. Surgindo mais dúvidas entre em contato conosco. Um abraço.

      Excluir
  2. Precisa de um programa como o VST Host + uma DAW ou só um dos dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpa o atraso, não estou recebendo notificação. Só é necessário instalar o VST Host.

      Excluir
  3. Depois de acionado o arquivo vst3 do instrumento, como faço para escutar?

    ResponderExcluir