[VST Plug in] - Orgãos eletrônicos: Vox e Farfisa da Martinic











Falar sobre órgão eletrônico vintage é impossível não citar esses dois órgãos. Eles marcaram época principalmente nos anos 60, através da invasão britânica, mas também atravessaram décadas e são utilizados por diversos artistas.

O Vox Continental é conhecido por ter sido tocado na apresentação dos Beatles, no Shea Stadium em 1965, na música "I'm down". O antigo Shea Stadium foi demolido. Mas no DVD Good Evening New York City, de Paul McCartney, é possível ver trechos da apresentação, onde agora é o Citi Field. As cenas da banda atual do Paul se intercalam com as da Fab Four, e podemos ver John Lennon tocando o seu Vox Continental com o cotovelo no solo da música. Veja algumas músicas que tem o instrumento:

"The House of the Rising Sun"  The Animals
"Think for Yourself"  The Beatles
"I'm a Believer" by The Monkees
"Light My Fire"  The Doors
"In-A-Gadda-Da-Vida"  Iron Butterfly

O Farfisa foi tocado em diversos sucessos, do soul ao rock, do pop ao progressivo. Richard Wright usou um Compact Duo nos discos The Piper at the Gates of Dawn, Ummagumma e por último no clássico Dark Side of the Moon. Além do rock progressivo a marca foi utilizada em diversas gravações de Southern Soul. Segue algumas músicas com o instrumento:

"Time" Pink Floyd
"Dancing Days"Led Zeppelin
"Wooly Bully" The Pharaohs
"When a Man Loves a Woman" Percy Sledge
"Double Shot (Of My Baby's Love)" The Swingin' Medallions


Adaptado do site Combo Organ:

Vox Continental

Um órgão com um único teclado, 4 oitavas, sem seção de baixo, 2 vozes, 3 barras e um mixture, vibrato com velocidade fixa, sem percussão, sem sustain, sem pedais de baixo e soa como um órgão barato. Ah, mas acabei de descrever o infame Vox Continental. Indiscutivelmente o mais cool dos órgãos combo, e de muitas maneiras o padrão pelo qual todos os outro são julgados. O continental foi, provavelmente, usado nos mais notáveis sucessos dos anos 60 e 70, mais do que todos os outros órgãos combo juntos e é ainda um dos mais procurado. Eles não são raros, porém, como um órgão combo, eles costumam custar um preço premium (mas, em nenhum lugar, chega perto dos preços vistos no mercado de guitarra vintage!).

Controles:

Chaves: Alimentação, Vibrato Desligado / Ligado

Drawbars: 16 '8', 4 ', IV, "~", "M"

O drawbars IV é uma mistura de quatro tipos: 2-2 / 3 ', 2', 1-3 / 5 'e 1' (O número romano "IV" indica o número de barras incluídos na mixture). O drawbar "~" (também conhecido como "Foundation"), produz tons de flauta (parece uma onda senoidal), e o drawbar "M" (também conhecida como "Reed") produz tons mais brilhantes (semelhante a uma onda de dente de serra). Se os drawbars "~" e "M" estão todos fechados, nenhum som sai. Cada um destes dois controla sua própria voz nas barras selecionadas pelos outros quatro drawbars. Exemplo: Se você tem 16 'e 8' todos abertos, e todos os outros fechados, você não ouvirá nada. Se você puxar o drawbar "~" para fora, você obtém 16 'e 8' tons de flauta. Se você puxar a barra de tração "M" para fora, ele acrescenta 16 'e 8' tons de reed. Assim, os primeiros quatro controlam as barras, e os dois últimos controlam o timbre, ou voz, das barras selecionadas.






























Farfisa

A renomada, respeitada (e procurada) linha Farfisa Compact inclui o Mini-Compact, o Compact, o Compact Deluxe e o Compact Duo. Em um verdadeiro estilo combo-organ, há mais de uma versão de um mesmo modelo (veja nesse link).

Som: Os Compacts filtram seus sons de uma forma um pouco diferente da maioria dos outros Combos, e o Multi-Tone Booster, com seu som distinto, é parte integrante que dá aos Compacts "aquele som do Farfisa". Kirk Slinkard expõe um pouco sobre o assunto:

"Onde Vox e outros começam com uma onda quadrada (50% onda de pulso), filtram um pouco os sons mais brilhantes e filtram muito para obter sons de flauta ou onda senoidal, Farfisa MULTI-TONE BOOSTER começa com seu exclusivo 67% de onda de pulso filtrada em uma onda senoidal, e como você move o knee lever ou liga o botão ALL BOOSTER, uma onda de pulso fortemente filtrada por um filtro passa alta (filtro que elimina as frequências baixas) é adicionada à onda senoidal.Isso dá aos Compacts seu timbre característico brilhante, que pode ficar mais brilhante e mais estridente do que a maioria das outras marcas."

Cores, plastic tops: Pelo que eu pude de encontrar, parece que todos os Minis, Deluxes e Duos veio na mesma cor bege claro, quase um cinza quando novo, mas eu vou parar de chamá-lo assim. A maioria parece ter desbotado / amarelado ao longo do tempo para quase um bege escuro. O básico Combo Compact, todas as versões dele, veio em vermelho e cinza (atualmente cinza, que permanece cinza em espécimes atuais), com vermelho parecendo ser a cor mais comum (por isso não deixe ninguém lhe dizer que o vermelho é a cor mais rara!). Eu ouvi de algumas pessoas que afirmam ter visto Compacts verde. Eu nunca vi um eu mesmo (exceto um ou dois que eram, óbvios, trabalhos de pintura de mercados de reposição ).

Os plastic tops em todas as versões do Combo Compact, exceto o último, foram um acabamento liso e brilhante. A última versão compacta, o Compact I, tinha um topo com acabamento texturizado, assim como todas as versões do Deluxe Compact. Normalmente, eu ouvi de pelo menos uma pessoa que viu um compacto básico com um top texturizado - sim, com Combos, a única regra é que existem SEMPRE exceções!


Registros:

Algumas pessoas no Grupo de Discussão mencionaram (saiba mais clicando no link do site combo organ) seus registros Compact favoritas:

Cordas: 16 ', Flauta 8', Trompete 8 ', Flauta 4'

Baixo: 16 ', Trompete 8', Flauta 4 ', 2 2/3'

Baixo: 16 ', Flauta 8, Trompete 8, Piccolo 4

Baixo: 16 ', Flauta 8, Trompete 8, Cordas 8'

Baixo: 16 ', 2-2 / 3'

Bass: 16 ', Flauta 8', Oboe 8 ', Flauta 4' (use com Fast Vibrato para "When a Man Loves a Woman")

Bass: 16 ', Strings 8', Strings 4 '(use o pedal de volume para adicionar um envelope decay para um som pseudo-Harpsichord)


Farfisa Mini Deluxe Compact (segunda versão)

 Introduzido por volta de 1966, este é de longe a versão mais comum do Mini-Compact. No Deluxe, a primeira oitava é convertida em uma oitava grave de teclas cinzentas, comutável entre um som grave fixo e uma extensão da secção agudo. O Bass Voice é controlado apenas pelo controle de volume Bass. Em troca, desista do botão Vibrato Light / Heavy. O Mini-Deluxe tem uma tomada DIN na parte de baixo para o pedal de volume, ao lado do knee lever, em vez de um cabo e o plug DIN. Isso se conecta a qualquer pedal de volume padrão Compact (ou Fast-3), com um cabo DIN apropriado (3 pinos, macho x macho).


VSTis da Martinic

Conheci através do site VST 4 Free as simulações de órgãos transistorizados da Martinic. Ao tentar verificar no site mais informações sobre eles me deparei com quatro opções de sites, o único dedicado a VST plug ins só possuía um VST plug in de vibrato, pago, para download. De qualquer forma, os órgãos virtuais já vem cada um com o seu manual. Em relação ao som, ambos possuem sons clássicos e peculiares com diversos presets para serem testados. Sugiro também, para um som mais moderno, o uso de outros efeitos em conjunto: simulações de amps, distorções, tremolos e vibratos etc.


Descrição do site VST 4 Free:

Combo Model V (Vox Continental)


Combo Model V é um órgão combo modelado a partir de um órgão combo bastante conhecido da década de 1960.

Teclado com 4 oitavas de C a C.
4 drawbars: 16 ', 8', 4 ' IV.
2 voice drawbars: Flute, Reed.
Vibrato com velocidade e profundidade ajustáveis.
Pedal de volume (volume).
Afinação ajustável por nota.
Totalmente modelado (sem amostras dentro).
O modelo inclui osciladores, divisores, crosstalk, filtros, contatos e cliques de tecla.
Velocity-sensitive e tecla de contato com attack and release.
Totalmente automatizável
32 presets incluídos.
PDF manual detalhado.





Combo Model F (Farfisa Mini Deluxe)

Combo Model F é um órgão transitorisado virtual, inspirado em um órgão combo conhecido dos anos 1960: o Farfisa Mini Deluxe Compact.
Teclado com 4 oitavas de C a C..
Alcance harmônico 6 oitavas polifônicas.
4 botões de configuração: 16 ', 8', 4 ', 2⅔'.
3 botões de voz de agudos: Dolce, Principale, Strings.
Multi-Tone Booster e All Booster.
Controle de knee lever.
Voz baixo (teclas cinzentas).
Vibrato com velocidade e profundidade ajustáveis.
Pedal de volume.
Afinação ajustável por nota.
Totalmente modelado (sem amostras dentro).
O modelo inclui osciladores, divisores, crosstalk, ruído, filtros, contatos e clique de tecla.
Velocity-sensitive e tecla de contato com attack and release.
Totalmente automatizável.
PDF manual detalhado.

Baixe Combo Model F gratuitamente

Fontes: Combo Organ, Timbres, Martinic






Obs.:  Todo o conteúdo disponibilizado neste blog é gratuito e legal, os links direcionam para site de desenvolvedores que disponibilizam legalmente o próprio produto. 
Caso saiba de mais informações em que possa contribuir para a melhoria do post ou tenha encontrado algum erro, sugestões de novos temas, dúvidas, críticas (construtivas), entre em contato conosco através do e-mail: alemdopedalboard.contato@gmail.com. Curta a nossa página no facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário