[VST Plug in] - Pianos Elétricos pt.1 - pianos elétricos da GSi











Piano Elétrico

O piano elétrico, também conhecido como EP, possui relação com o piano semelhante a relação que a guitarra elétrica tem com o violão acústico.  Não confundir com o piano eletrônico, que é baseado em osciladores que geram suas notas de forma artificial e não possui sensibilidade.
O piano elétrico, possui mecanismos semelhantes ao piano acústico, mas os materiais mudam de fabricante para fabricante, de modelo para modelo. O que difere do piano acústico é que ele possui um corpo menor, pois tem captadores electro-estáticos (Wurlitzer e CP70) e em alguns casos, Fender Rhodes, captadores eletro-mecânicos. Ele possui cordas (Yamaha CP70) tines (Fender Rhodes),  lâminas metálicas (Wurlitzer) que são percutidas por martelos.
 O Mais curioso é que o piano elétrico, assim como a guitarra, foi inventado para substituir o seu antecessor, mas o som é tão peculiar que foi recebido como um novo instrumento. Quando Harold Rhodes se associou com Leo Fender para lançar o seu piano elétrico, Fender não tinha interesse nisso preferia um um piano bass, instrumento que mais tarde seria usado por Ray Manzarek para suprir a falta de um baixista no The Doors. Acontece que o piano elétrico da Wurlitzer foi lançado, e se tornou um sucesso, com isso tiveram que lançar o piano elétrico. No final Rhodes se tornou o mais utilizado até a atualidade. O lançamento do piano elétrico aconteceu após a compra da Fender pela CBS.



Os três gigantes

Os piano elétricos da Fender Rhodes, são geralmente identificados com jazz, soul, rock do final dos anos 60 e começo dos anos 70. Possui um som rico e mais discreto, as diferenças de captação e construção se fazem presentes.
Algumas músicas e álbuns que foram utilizados: "Riders on the Storm" do Doors, Bitches Brew e In a Silent Way do Miles Davis, Let it Be dos Beatles, Everything in Its Right Place do Radiohead, etc.

Os piano elétricos da Wurlitzer possuem um som mais exagerados, o que me atraí mais, e possuem um timbre gordo, não é tão ligado a estilos musicais como o Fender Rhodes, mas lembrado por ter sido utilizado amplamente pela banda Supertramp .
Foi utilizado em "What'd I say", Ray Charles, "Stay with me" dos Faces, "You're My Best Friend" do Queen, o álbum "Breakfast in America" do Supertramp, etc.

Os pianos elétricos da Yamaha, CP70 e CP80, dos três são os únicos a possuírem uma estrutura que lembra um grand piano incluindo o uso de cordas. O seu timbre é mais rico em harmônicos e mais próximo de um piano, pois se trata de um instrumento acústico que possui captação. Ele dominou o final dos anos 70 até parte dos anos 80, antes que os pianos digitais
Foi tocado em "News Year's Day" do U2, "Somewhere Only We Know" do Keane, "Vienna" do Ultravox, "Choir Girl" do Cold Chisel, etc.

GSi

A GSi é uma das empresas mais bem sucedidas em simulação de modelagem física, diferente de samples que são estáticos, responsáveis por trazer a experiência de interagir de forma dinâmica com o instrumento virtual como se fosse real. Fizemos uma lista de piano elétricos virtuais desenvolvidos pela empresa que valem a pena serem testados.


Obs.: Links para baixar os arquivos após a descrição de cada produto, exceto para a primeira versão Mr Ray73 que não possui descrição.
Os três produtos: Mr Tramp2, Mr Ray 73, e Mr Ray22, possuem o mesmo link de download, eles fazem parte do pacote "Legacy donationware". Não é necessário fazer doação para download do pacote.


Mr Tramp2:  

MrTramp é uma modelagem Wurlitzer® Electric Piano modelo 200.

Ele apresenta todas as nuances e cores do instrumento real, como o ruído dos martelos e ruídos dos abafadores. Possui um tremolo embutido com intensidade ajustável.

MrTramp2 é a sequência do plugin anterior da GSi "MrTramp", uma simulação de modelagem física do piano elétrico Wurlitzer (TM) 200A com alma. O que há de diferente nessa nova versão? Em primeiro lugar, não é compilado em SynthEdit mais, é totalmente programado em C ++ por isso agora também está disponível para Mac OSX em ambos os formatos VST e AU; Em segundo lugar, consome menos CPU e RAM; Além disso, este não é o mesmo algoritmo utilizado no anterior MrTramp, esta é uma nova fórmula revisada que dá mais "mordida" nas oitavas inferiores e mais "corpo" nas notas altas (99% do mesmo código usado no KeyPerformer) .

Controles do Painel:
- Velocity (CC # 17): ajusta a resposta de velocidade, use isto de acordo com as configurações do controlador MIDI para encontrar a melhor resposta de ação;
-  Hardness (CC #16): ajusta a dureza das "marteladas" virtuais;
- Tremolo (CC # 1): liga / desliga e ajusta a quantidade de tremolo, com uma frequência fixa de 6 Hz, forma de onda triangular;
- Tone (CC # 10): um filtro passa-baixa, use isto para clarear ou escurecer o som;
- Volume (CC # 7): adivinhem?



Mr Ray 73





Mr Ray 73 Mark II



Descrição do Instrumento 

MrRay73 Mark II é uma simulação digital do famoso piano americano electro-mecânico dos anos setenta, inventado durante a Segunda Guerra Mundial por um professor de música, Harold B. Rhodes (1910 - 2000), e amplamente utilizado em quase todos os gêneros musicais que vão desde soul/black music a jazz, blues, moderno e pop. Este instrumento tornou-se rapidamente uma lenda, e ainda é usado hoje, embora os samples tenham substituído o instrumento real para que, muitas vezes, os produtores de música usam bibliotecas de samples enormes  ou teclados / workstations para atingir este tipo de sonoridade, e muitas vezes o resultado é um som frio e 'morto', sem vitalidade, sem calor, nada que se compare com a imprevisibilidade e a autenticidade do instrumento original.
Em 2007, um empresário americano empreendedor e visionário iniciou uma nova empresa com o objetivo de re-fabricar o piano usando a mesma receita da antiga fábrica, empregando os mesmos ingredientes e oferecendo o mesmo "sabor" do instrumento vintage. O novo piano "Mark 7" foi apresentado na NAMM show e foi um grande sucesso. Está no mercado novamente, depois de cerca de 20 anos, com o mesmo nome, mesmo "alma", mas em grande parte melhorou sob muitos aspectos técnicos importantes.

De forma semelhante, MrRay73 Mark II é a segunda versão de MrRay73, após dois anos de sua apresentação ao público, mas com uma enorme diferença de som e funcionalidade. Enquanto o velho MrRay73 foi uma das primeiras simulações bem-sucedidas de um instrumento desse tipo, capaz de oferecer vitalidade, calor e riqueza da coisa real, a nova versão "Mark II" traz muitas melhorias, em primeiro lugar "O SOM".
Ao contrário de bibliotecas de samples, uma reprodução em tempo real de um determinado som tem a capacidade de interagir com o músico, produzindo comportamentos diferentes de vez em quando. Dificilmente você vai ouvir exatamente a mesma "forma de onda" duas vezes. MrRay73 Mark II é uma reprodução digital completa do instrumento real, com todas as partes móveis que, juntas, geram ao som.

Resumo das principais características:
Polifonia Completa (73 notas E - E)
Sem perda de tom
Elementos de som simples ajustáveis ​​(ruídos de metal, madeira, pedal e amortecedor)
Ressonância simpática e vibração da harpa
Função de re-pedalagem do pedal de sustain
Efeito Phaser de seis estágios em estilo vintage
Tremolo estéreo
Simulação do amplificador de potência (modelo Suitcase)
Desgaste ajustável dos martelos e outros elementos (Piano Age)
afinação estendida ou temperamento igual
Quatro curvas de velocidade mais um nível de "faixa dinâmica" ajustável
Midi totalmente controlável com a função MIDI-Learn
Baixo uso de CPU e memória































Alguns detalhes sobre a geração de som:

- Full Polyphony & No note-stealing: no instrumento vintage real você tem um único "gerador" (chamado "tone-bar") para cada tecla, então quando você bate uma tecla, o tine (que faz um papel de uma corda) correspondente é colocado em vibração, produzindo assim O som. Quando você bate novamente segurando seu pé no pedal de sustentação, você adiciona mais energia para tine vibrando, mas dependendo da relação do tine e da ponta de martelo, você pode adicionar ou remover energia com cada pressão de tecla. Isso provoca variações sutis com cada nota tocada.

- Ressonância simpática e vibração da harpa: quando você segura o pedal de sustentação, todos os feltros de amortecedor deixam as tines metálicas, então todos eles são livres para vibrar, mas se você percutir uma única nota, as tines ao redor também obtém parte da energia do martelo e produzir um Vibração ligeira. Além disso, quando o som de uma nota decai completamente, mas você ainda está segurando a tecla para baixo, tocar outras notas pode apresentar o que é conhecido como "ressonância simpática". Isto é mais evidente em um piano clássico, menos audível no piano elétrico, mas ainda está lá. Parte das vibrações é espalhada ao longo de toda os tines e capturado por todos os captadores, dando ao tom geral uma sensação mais "viva".

- Função de "repedalar" do pedal de sustain: quando estiver tocando e segurando o pedal de sustentação para baixo, pode libertá-lo e comprimi-lo novamente imediatamente. Neste caso, os amortecedores não param os tines completamente, mas ainda deixam uma vibração residual. Às vezes, os amortecedores podem até mesmo introduzir uma energia adicional como se estivessem percutindo os tines.

- Phaser de seis estágios estilo vintage: MrRay73 Mark II também inclui um efeito phaser. É baseado em um pedal vintage dos anos sessenta, vendido na Europa sob o nome de "Maestro PS-1". Era um phaser shifter de 6 estágios, um dos primeiros efeitos desse tipo, com um tom profundo e "líquido".

- Tremolo Estéreo: o efeito tremolo é um elemento essencial do clássico piano elétrico som dos anos setenta. Em MrRay73 Mark II você pode ter o efeito do tremolo analógico clássico conduzido pelo elemento do foto-acoplador que lhe dá a transição suave de um canal ao outro. Como alternativa, você pode ter o vibrato monofônico como o encontrado no clássico "Tweed" amplificadores de guitarra.
- Simulação de amplificação de potência (modelo Suitcase): MrRay73 Mark II tem uma simulação de amplificador de potência FET integrada com três estágios de "potência", para trazer o tom clássico dos famosos modelos de piano elétrico "Suitcase". Ativando a simulação, você ouvirá um tom mais escuro com um punchy low-end, um ataque slappy e uma ligeira saturação no high-end.

Preço: € 50.00, baixe a Demo



 Mr Ray22


   
Mr Ray é uma emulação de Piano Elétrico.

Ele é capaz de produzir o som dos Pianos Elétricos dos anos setenta, como o Fender Rhodes e o Wurlitzer EP, bem como o FM Piano.




  Electric Grand EG70



Descrição do instrumento

O CP-70 foi um piano elétrico portátil inventado durante os anos setenta pela empresa japonesa Yamaha, também fabricantes de renomados pianos de cauda clássicos. Foi feito para o músico de turnê que queria pegar um piano acústico no palco. É um instrumento sólido que se divide em duas partes para uma melhor transportabilidade. A estrutura é baseada no teclado e na mecânica de um grand piano clássico, mas com uma harpa menor, menos cordas e mais curto que um clássico "baby" Grand. Não há tábua harmônica, e cada nota tem seu próprio captador piezoelétrico. O pré-amplificador principal oferece um equalizador básico de 3 bandas e um efeito de tremolo. Este piano teve um papel significativo na música pop dos anos setenta e oitenta, apresentando em canções de músicos bem conhecidos como Stevie Wonder, Gênesis, George Duke, Simple Minds, etc. Agora está de volta ao palco graças à banda britânica "Keane", você pode vê-lo no vídeo da música "Everybody's changing". Cada teclado digital moderno que oferece uma grande variedade de timbres tem um patch inspirado no som do piano CP, e às vezes ainda é preferido em gêneros como rock e pop, onde os produtores querem um som de piano mais brilhante e mais proeminente.

Descrição do Plugin

EG70 é uma simulação de modelagem física de um CP-70 eletro-acústico baby grand piano para turnê.
Principais características:
- Polifonia Completa (73 notas)
- Ressonâncias simpáticas ajustáveis
- Resposta realista à dinâmica do teclado
- Ajuste global ajustável
- Quatro curvas dinâmicas disponíveis
- Painel de controle realista com EQ ativo e efeito Tremolo
- Modo de trémolo estéreo (auto-pan)
- Decay de nota ajustável e comprimentos de release
- Reverb digital estéreo incorporado
- Dicas de ajuda na tela e valores de leitura
- Baixo uso de CPU e da memória 
- Função Easy MIDI-Learn

EG70 tem uma resposta muito natural à dinâmica do teclado e ao estilo do instrumentista. Você vai ouvir os benefícios da modelagem física principalmente quando o pedal de sustentação está em uso. O som é quente e metálico ao mesmo tempo, imprevisível, rico e natural como só um piano real pode ser.












Sobre Modelagem Física

Embora a síntese de modelagem física seja um conceito bem conhecido nos dias de hoje, é bom destacar algumas das diferenças que fazem com que um instrumento modelado, como um piano, seja preferível ao de uma amostra. Como todos sabemos, a modelagem física é uma técnica para recriar fenômenos acústicos no mundo digital por meio de fórmulas matemáticas e outros algoritmos complexos, mas na prática leva o músico a um compromisso: enquanto as amostras oferecem verdadeiro realismo, sendo uma fotografia real de Um som específico, assim como uma fotografia um som amostrado permanece imóvel, nunca muda ao longo do tempo e não reage a variações externas. Por outro lado, um som modelado pode faltar de realismo ou pode ser de alguma forma impreciso em relação a pequenos detalhes, mas está vivo, reage ao estilo de tocar do músico, acrescenta cor e vitalidade, nunca é estático e tira o máximo proveito do poder do digital moderno Sistemas. Falando de um piano, que é um dos instrumentos mais expressivos já inventados pelos seres humanos, usar amostras é um pouco de uma contradição. Você pode quantificar a dinâmica de um piano e estabelecer um limite? Você não pode. Você pode considerar todas as variáveis ​​e combinações que podem acontecer com números diferentes de notas tocadas em tantas situações diferentes? Você não pode. Você pode criar ressonâncias usando amostras? Você não pode. É por isso que, às vezes, a modelagem física pode ser preferível à amostragem, de modo que o virtual se aproxima e se aproxima do real. Agora vamos dar uma olhada em como o EG70 se beneficia da modelagem física. Primeira coisa: a polifonia. No EG70 você tem uma polifonia completa de 73 notas. Uma nota disponível por cada tecla. Isso pode parecer óbvio, mas não é. Muitas vezes você vê pianos digitais com 88 teclas, mas oferecendo 128 ou até 256 notas de polifonia. Então, qual é a vantagem de ter mais notas do que teclas? Porque com amostragem você precisa de uma nota por cada amostra de reprodução. Se você pressionar o pedal de sustain e tocar a mesma tecla duas vezes ou mais, você emprega uma voz nova cada vez, desse modo você pode usar todas as vozes disponíveis para uma única tecla, porque as amostras começam a se sobrepor, somando fases e amplitudes, resultando em um comportamento antinatural para um piano. No EG70, quando você segura o pedal de sustentação para baixo e acerta a mesma tecla mais vezes, o martelo virtual sempre atinge as mesmas seqüências (virtuais) adicionando ou subtraindo as vibrações de acordo com a fase da corda no momento em que é atingido pelo martelo. Uma tecla, uma voz. Isto é exatamente o que acontece em um piano real, e toda vez que você acerta a tecla você pode ouvir diferenças sutis de outras batidas da mesma nota. Além disso, isso estende o limite dos 127 valores de velocidade disponíveis no protocolo MIDI. Outro exemplo: as ressonâncias. Um piano de cauda como o CP-70 não tem nenhuma tábua harmônica, então a ressonância real é muito limitada, mas ainda há 131 cordas que estão livres para vibrar quando os abafadores são liberados, 15 dos quais são grandes cordas  round-wound que produzem um high number ou overtones, e as últimas 8 teclas (para um total de 16 cordas) não tem abafadores, e são ressonantes o tempo todo. Assim, quando o instrumentista mantém uma tecla para baixo quando a nota atingiu uma decaimento completo, ele está mantendo o abafador longe da(s) corda(s), deixando-as livres para ressoar se outras teclas são tocadas. Isso é chamado de "ressonância simpática". Quando o pedal de sustentação está para baixo, todos os amortecedores se afastam das cordas, assim que uma única nota é tocada pode espalhar suas ressonâncias através da harpa inteira. Isto é o que acontece em um piano real e no piano elétrico CP-70, e é perfeitamente emulado por EG70.

Preço: € 50.00, baixe a Demo








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